terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Quanto de pasta americana devemos usar para cobrir bolos?

Ao certo, não conseguimos dimensionar quanto de pasta americana utilizamos para cobrir bolos, isso porque estes podem apresentar alturas e formatos diferentes, espessuras de pasta diferente e etc.

Porém, para facilitar um pouco, conseguimos calcular uma média na quantidade de pasta para bolos quadrados e bolos redondos. Sendo assim, abaixo veremos uma tabela com o peso médio de pasta para cada tamanho de bolo, levando em consideração que todos os tamanhos deverão ter 10cm de altura.


Dica: Se você for trabalhar com a pasta pela primeira vez utilize mais 30% do peso da mesma por medida de segurança.

BOLOS REDONDOS

Media de diâmetro

Peso da pasta (Gr)

10cm

270

15cm

380

20cm

550

25cm

740

30cm

1110

35cm

1500

40cm

1860

BOLOS QUADRADOS

Media de lado

Peso da pasta (Gr)

10cm

380

15cm

550

20cm

740

25cm

1110

30cm

1500

35cm

1860

40cm

2230

Essas tabelas também nos fornecem a dimensão para outros formatos, por exemplo, se formos cobri um bolo no formato de coração, basta encaixar no tamanho de um bolo redondo e assim teremos uma noção na quantidade de pasta, como mostra a figura abaixo:

Vamos então aprender como se faz a pasta americana:

Pasta Americana

Rendimento: 750g

Ingredientes:

9 xícaras de açúcar de confeiteiro peneirado

2 colheres de sopa de água gelada

1 colher de sopa de gelatina incolor

½ xícara de glucose

1 ½ colher de sopa de glicerina bidestilada

1 colher de sopa de essência de baunilha

Preparo:

  1. Coloque 6 xícaras do açúcar de confeiteiro em um bowl de batedeira.
  2. Em outro bowl pequeno, misture a água e a gelatina, deixe hidratar por 2 minutos.
  3. Leve a mistura de gelatina ao banho Maria para dissolver e em seguida misture a glicerina, a glucose e a essência de baunilha. Cuidado para essa mistura não ultrapassar a temperatura de 35°C.
  4. Com o batedor de massas pesada e velocidade baixa adicione aos poucos a gelatina no açúcar de confeiteiro. Em seguida aumente a velocidade e bata até formar uma bola.
  5. Transfira a massa para uma bancada e amasse adicionando o açúcar de confeiteiro restante, até que a pasta fique macia.
  6. Depois de pronta, enrole a pasta americana em filme PVC e deixe descansar 24h em temperatura ambiente antes de usar.

19 comentários:

  1. Tudo bom, vim ver seu blog, pois a foto do bolo chamou minha atenção!Lindo!
    Qual era o sabor?
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Essa tabela com o peso médio de pasta para cobrir bolos é muito útil. Parabéns e obrigado por dividir seus conhecimentos conosco. Gostaria de saber se posso usar açúcar impalpável no lugar do confeiteiro com a mesma receita Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Marco, me ajuda? Tenho uma encomenda para esse sábado de um bolo para 100 pessoas. Vou fazer dois bolos, um de 25cm e um de 35cm de diâmetro. Duas camadas de recheio são suficientes? Quanto de recheio devo colocar por camada?
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá eu uso em média 500 g de recheio por camada, para um tabuleiro de 25 cm. Fica perfeito ! E os clientes adoram !

      Excluir
  4. Essa receita de pasta americana não leva nenhum tipo de gordura?

    ResponderExcluir
  5. Fiz esta receita e a pasta ficou endurecida e quebradiça,joguei tudo fora.Mas como não sou de desistir repeti tudo novamente só que acrescentando Cmc e Gordura vegetal hidrogenada e não coloquei a Glicerina,deu super certo,ficou coisa de profissional e,olha que antes nunca tinha feito pasta americana.

    ResponderExcluir
  6. AMEI AS DICAS VC PODERIA COLOCAR PARA BOLOS RETANGULARES A MEDIDA DA PASTA? RSRRS

    ResponderExcluir
  7. Pasta sem gordura..nunca vi, faço pesquisaa estudo e fiz vários curso sempre usando a mesma base.. 3 colheres de agua normal,1 colher de gelatina arm sabor,1 colher de glucose 1 de gordura e 1 colher de cha de essência.. Misture a agua e a gelatina,leve ao banho Matia ate derreter, colocque a glucose e depois a gordura. Por último a essência... Essa é a base p 500g de açúcar impalpável..nunca da errado

    ResponderExcluir
  8. Pasta sem gordura..nunca vi, faço pesquisaa estudo e fiz vários curso sempre usando a mesma base.. 3 colheres de agua normal,1 colher de gelatina arm sabor,1 colher de glucose 1 de gordura e 1 colher de cha de essência.. Misture a agua e a gelatina,leve ao banho Matia ate derreter, colocque a glucose e depois a gordura. Por último a essência... Essa é a base p 500g de açúcar impalpável..nunca da errado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. me manda no meu mail essa receita preciso fazer para 100 mini bolos

      Excluir
  9. Marcos help help.... preciso da queany usada para fazer 2 bolos de 30 cm um tem a altura de 6 cm e o outro a altura é 4 cm. Vou dividir um em 3 pedaços e o outro em 2 pedaços seria então um bolo com 5 pedaços para serem recheados. Seriam 4 camadas de recheio. Vou fazer 2 tipos de recheios de brigadeiro e doce de leite. Já a cobertura seria de ganache toda de ganache. Quanto eu gasto para a massa, quanto eu gosto para o recheio e quanto de cobertura. Eu uso sempre o chocolate ao leite e o meio ame da harolde.

    ResponderExcluir
  10. Por favor me tire essa dúvida acima que preciso para fazer o bolo do aniversário de meu esposo que será dia 01/10
    O bolo é todo de chocolate bem chocolate na massa para ele ficar bem pretinho.
    Pode me responder por email
    Gigil.miranda@hotmail.com

    Rsrsr
    Obrigada!!!
    Girlene

    ResponderExcluir
  11. Queria saber quanto gasto para cobrir um bolo de 15cm de altura e 45cm de largura e comprimento obrigada mi responde pelo Hotmail maria.gomes980@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Queria saber quanto gasto para cobrir um bolo de 15cm de altura e 45cm de largura e comprimento obrigada mi responde pelo Hotmail maria.gomes980@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Quanto que devo usa de pasta para cobrir um bolode 15cm dr sltura e 45cm de comprimento e largura pode mi responder meu Hotmail e maria.gomes980@hotmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
  14. Quanto que devo usa de pasta para cobrir um bolode 15cm dr sltura e 45cm de comprimento e largura pode mi responder meu Hotmail e maria.gomes980@hotmail.com obrigada.

    ResponderExcluir
  15. olá boa tarde! gostaria de saber a quantidade de pasta que vou precisar para cobrir 2 bolos de 40 cm um por cima do outro e mais 2 de 35 ou sobre o outro... vc pode me responder no meu email noemypereira@hotmail.com.

    ResponderExcluir