sábado, 10 de julho de 2010

Pós Graduação Pâtissière Unisuam


Como muitos já sabem, faço parte do corpo docente da Faculdade de Gastronomia da Unisuam. Fico muito contente por trabalhar em uma instituição de ensino tão comprometida com a aprendizagem profissional.
Em dois anos crescemos com a faculdade e hoje temos a pós graduação em confeitaria - Pós Graduação Pâtissière Unisuam, no qual também dou aulas, no módulo de Noções Básicas de Confeitaria e Confeitaria Internacional.

Além dos módulos que dou aula, também são lecionadas outras disciplinas: Chocolataria, Confeitagem Artística, Doces Contemporâneos, Gestão em Pequenos Negócios em Confeitaria, Harmonização de Bebidas em Sobremesas e outras.

Hoje (sábado, 10 de julho) tivemos mais uma aula, no qual foi um sucesso, e comprovarei com uma receita que elaboramos.

Figos com Caramelo de Alecrim e Creme Mascarponee



Ingredientes:

Biscoito de canela:
150g de manteiga sem sal
90g de açúcar refinado
30g de amêndoa em pó ou finamente moída
1 ovo grande
250g de farinha de trigo
1 colher de chá de canela em pó

Creme de mascarpone:
125g de queijo mascarpone
250ml de creme de leite fresco
50g de açúcar
1 pitada de canela em pó

Figos caramelados:
150g de açúcar refinado
1 pedaço de canela em pau
2 ramos de alecrim
6 figos
Suco de limão

Montagem:
Alecrim

Faça os biscoitos de canela. Bata o açúcar e a manteiga, junte primeiro a amêndoa e depois o ovo. Peneire a farinha com a canela e incorpore ao creme. Mexa até ficar liso e leve à geladeira. Depois de gelado, abra a massa de 2 a 3mm de espessura. Corte retângulos com cerca de 8x5cm. Asse a 160°C por cerca de 15 minutos até dourar.
Faça o creme de mascarpone. Bata o creme de leite com o açúcar até incorporar bem; adicione o marcarpone aos poucos até a mistura ficar lisa e cremosa. Junte a canela e misture bem. Reserve.
Prepare os figos.Coloque o açúcar com a canela e o alecrim numa frigideira e aqueça até que a mistura comece a caramelar. Junte os figos e o suco de limão. Cozinhe em fogo brando por alguns minutos e tire do fogo. Não corte os figos neste momento para que conservem o calor.

Montagem:
Forme oito quenelles com o creme de mascarpone. Ponha duas quenelles entre dois biscoitos. Repita a operação até acabar os ingredientes.
Corte os figos no sentido do comprimento e coloque três metades sobre cada biscoito. É melhor cortá-los quando todos os biscoitos estiverem prontos para não esfriar. Coloque o biscoito num prato e regue com um pouco de calda que ficou na frigideira. Decore com alecrim e sirva em seguida com os figos ainda mornos.



APROVEITEM ESSA OPORTUNIDADE... TEMOS TURMAS PREVISTAS PARA OUTUBRO.. ENTRE NO SITE DA UNISUAM - PÓS GRADUAÇÃO E CONFIRA!!!

Veja outras sobremesas elaboradas em aula:


Tartelettes Frangipane com chocolate e morango



Eclair de Morango e Creme Manteiga




Bavaroise de Café e Baunilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário