terça-feira, 29 de junho de 2010

Junho é mês de Festa Junina


Esperamos o ano todos para chegar o mês de Junho. Festa de santos populares, o encontro de felicidade, dança, crença e comidas gostosas. Comidas que nos remetem a história, à tipicidade das cidades do interior.

Tradição que chegou ao Brasil por volta do século XIX, vinda principalmente juntos com os imigrantes portugueses cristianizados. E logo fez questão de adaptar-se aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras. Hoje no Brasil, a festa junina possui características típicas de nossas regiões: danças com roupas e aparatos bem elaborados, fogos que iluminam o céu escuro da noite de São João, promessas ao santo casamenteiro, fogueiras que aquecem as noites de inverno, bandeirinhas coloridas e palhas de coqueiro que enfeitam e comidas e bebidas.


Hummm comida e bebidas.... hummmmm....


Quem não gosta das guloseimas das Festas Juninas? Cocadas, pé-de-moleque, batata doce, milho cozido, canjica, bolos, doces, quentão, e pamonha guarnecem toda festividade e serão sempre as atrações principais das festas juninas.


Nosso blog não poderia deixar essa festividade passar em branco sem postar receitas. Vou deixar as mais simples e deliciosas preparações.


Amendoim doce

Ingredientes:
1 xícara (chá) de amendoim com casca
1 xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de água
1 colher (café) de fermento em pó

Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo. Mexa até secar. Prepare com muita atenção, pois ele seca rapidamente. Coloque em uma fôrma e leve ao forno médio pré-aquecido por alguns minutos. Deixe esfriar e sirva.

Canjica
Ingredientes:
500g de canjica
2L de água
1 lata de leite condensado
1 vidro de leite de coco pequeno
2 xícaras (chá) de leite
2 canelas em pau
1 pitada de canela em pó
10 cravos da Índia
300g de amendoim torrado e moído
Canela em pó para polvilhar

Preparo:
Em um recipiente, deixe a canjica de molho na água por, no mínimo, 12 horas. Coloque na panela de pressão, leve ao fogo e cozinhe por 50 minutos ou até que fique bem molinha. Coloque em uma panela maior e acrescente o leite condensado, o leite de coco, o leite, a canela e os cravos. Deixe ferver por 20 minutos. Apague o fogo, acrescente o amendoim e deixe repousar por alguns minutos. Sirva polvilhada com canela em pó.




Agora só nos resta fazer a promessa...

“Oh meu querido São João, prometo fazer muitas comidas gostosas em suas sagradas festas se iluminar e encher de felicidade todas as noites de Junho”

2 comentários:

  1. Fiz a sua receita de canjica... Gostei e não gostei... Deixa eu explicar melhor: gostei que ela ficou bem cremosinha, como nunca vi nehuma canjica antes e os grãos ficaram bem grandões devido ao tempo que ficou de molho (deixei de um dia para o outro e ficou por mais de 15 horas). Não gostei que depois que ela esfria fica ruim porque tem que colocar leite toda hora porque engrossa muito. Deixei por 50 min. na pressão e ela fica com pouco caldo. Também não deixei ferver por 20 min porque estava já bem seca... Fervi por 15 min e quando fizer de novo vou colocar 3 litros de água em vez de 2. Obrigada pela receita!!! Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Luciana... isso irá depender muito da qualidade da Canjica.. algumas absorvem mais líquidos.. mas.. faça isso sim, coloque mais água.
    Obrigado por acompanhar o blog.. bjks

    ResponderExcluir