segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Compotas

O uso das frutas em todas as suas formas, picadas, em cubos, ou inteiras, acompanhadas de uma guarnição aromática de açúcar e especiarias. Acompanhamento ideal para uma tarde de frio regada com bolo quentinho saindo do forno, um bom chá, ou até mesmo para um dia de verão, servida com uma bela dose de sorvete de baunilha.
O preparo de compotas possui seus cuidados: colher ou comprar frutas sempre frescas, maduras e firmes; variar a quantidade de açúcar de acordo com a fruta escolhida e utilizar sempre utensílios de cobre ou aço inoxidável.

Compota de frutas secas



Ingredientes
5 ½ xícaras (chá) de açúcar
2 ½ xícara (chá) de água
Suco de ½ limão peneirado
500g de damasco turco
500g de pêra seca
Preparo
Em uma panela adicione açúcar, a água e o suco de limão. Leve ao fogo baixo e sem mexer, deixe cozinhar até formar uma calda rala. Divida essa calda em duas panelas, cozinhando o damasco e a pêra separadamente, até ficarem macios, mas sem se desfazerem. Para finalizar, misture o damasco, a pêra e suas caldas.

Compota de maçã



Ingredientes
4 unidades de maçãs fuji ou gala
Solução de 1 litro de água para 1limão
2 xícaras (chá) de água
1½ xícara (chá) de açúcar
4 cravos da índia
3 unidades de canela em pau
Suco de 1 limão
Preparo
Descasque as maçãs e corte em quatro partes retirando as sementes. Reserve em uma solução de água com limão para que não escureçam.
Em uma panela misture a água, o açúcar, os cravos, a canela, o suco de limão e deixe cozinhar até formar uma calda rala. Acrescente as maçãs e deixe cozinhar até que fiquem macias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário