quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

"Com aroma de panetone"

Proveniente das festas religiosas, aprendemos desde pequenos a apreciar os sabores das receitas tradicionais. Dezembro é o mês de uma das mais importantes comemorações do cristianismo, o nascimento de Cristo.

Falando em Cristo, Natal e sua comensalidade, não podemos deixar de falar do PÃO, o alimento mais antigo da humanidade, tão representativo e consumido pelo messias.

Alimento consumido diariamente - “o pão de cada dia” - ganha várias versões para as festas de fim de ano. A mais conhecida e consumida nos dias atuais é o PANETONE.

Segundo a lenda, o panetone nasceu de uma história de amor, em que um padeiro italiano chamado Toni usou uma massa básica de pão, fermentada naturalmente, acresceu frutas secas variadas a fim de presentear a difícil família de sua amada. Com um pão macio, saboroso e fofo, o padeiro conquistou a família de sua mulher. O perfumado pão natalino ficaria conhecido, então, como “pane di Toni”, que viraria panetone.



Na receita tradicional, o panetone leva frutas cristalizadas e uva-passa, sendo a massa aromatizada com raspas de laranja. Em versões adaptadas, os padeiros usam a criatividade para produzir outros sabores, variando a massa com mel, farinha integral, fermento natural, ou substituindo recheios como: gotas de chocolate, amêndoas, damasco, nozes caramelizadas, etc.

Hoje em dia, com tantas marcas e variações nos sabores de panetones industrializados, nem precisamos nos dar ao trabalho de fazê-lo para as ceias de natal. Porém, para quem pretende arriscar um sabor mais artesanal, segue a receita do pão do Toni:

PANETONE:



Ingredientes
250g de farinha de trigo
30g de fermento biológico
50g de manteiga
2 gemas
1 colher (café) de sal
1 colher (chá) de essência de baunilha
Raspas de casca de 1 laranja ralada
50 g de açúcar
¾ xícaras (chá) de água morna
250g de frutas cristalizadas
100g de uva passas

Preparo
Retire 2 colheres (sopa) da farinha mencionada para uma tigela. Junte-lhe o fermento esfarelado e amasse com um pouco de água morna. Deixe levedar até dobrar de volume. Coloque na tigela da batedeira a farinha que sobrou, a manteiga, as gemas, o sal, as essências, a casca de laranja, o açúcar, a esponja que levedou e a água. Amasse bem e depois envolva levemente as frutas e as passas.

Divida esta massa nas formas de panetone e deixe levedar por 40 minutos aproximadamente. Dê um corte em cruz sobre cada panetone e coloque 1 colher (chá) de manteiga. Asse em forno pré-aquecido a 180ºC. até ficarem bem corados.


Escrito por Riciê Vasconcelos


A FÁBRICA DE BOLOS DESEJA A TODOS UM FELIZ NATAL E BOAS FESTAS COM MUITA PAZ, AMOR E MUITAS GULOSEIMAS


Nenhum comentário:

Postar um comentário