sexta-feira, 4 de junho de 2010

Fava de Baunilha

Hoje vou destacar um ingrediente no qual eu sou apaixonado, e sempre terá um lugar de destaque na confeitaria: fava de baunilha. Quem já usou, consegue saber e identificar o seu aroma inigualável, deixando a cozinha perfumada quando juntamos em um creme ou calda.



Receitas, como o creme inglês, não seriam verdadeiras sem a presença de tal iguaria. Imagine fazer um sorvete de baunilha com essência de baunilha e não colocar a fava. Acho que sentiríamos falta da pigmentação preta delicada que brota de dentro de uma.
Consideramos a fava de baunilha uma especiaria usada como aromatizante, obtida das orquídeas do gênero Vanilla, nativas do México. O cultivo da planta tem relação simbiótica à trepadeira tlilxochitl e a espécie local de Melipona – abelha sem ferrão oriundas da América do Sul –, deixando o seu cultivo infrutífero em outras regiões. Porém, hoje já existe métodos de polinização artificial, mas infelizmente pouco aplicada devido ao seu grande custo econômico, deixando a iguaria mais cara do que o tradicional. Contudo, a fava de baunilha é considerada uma das especiarias mais caras do mundo, devido a sua complexidade de cultivo e produção.

Eu sempre digo que todo ingrediente deve ser respeitado com sua forma, aroma e textura. Devemos saber utilizá-lo da melhor forma para não obter perda e resultados indesejáveis.



ORIGEM: México. Cultivada na ilha Reunião, em Madagascar, Comores e Taiti.

APRESENTAÇÃO, VARIEDADES E USO: em fava, em pó, em essência, em aroma ou na forma de açúcar vanilhado (com baunilha natural ou aroma sintético). A Vanilla fragans (baunilha Bourbon da ilha Reunião, Madagascar e Comores) é a variedade mais comum e saborosa. A Vanilla tahitensis (Taiti) desprende aromas anisados e florais. Hoje também encontramos no mercado, favas e essências orgânicas.
Entre os astecas, a baunilha já se combinava com o cacau. Hoje em dia, ela suaviza o gosto do chocolate amargo em tabletes e é utilizada em inúmeras sobremesas, principalmente da cultura francesa, como por exemplo, caldas, geléias, cremes, sorvetes, petit-fours e etc.
Como falamos do creme inglês anteriormente, não poderia esquecer de postar uma receita também.


Creme Inglês
Ingredientes:
500ml de leite integral
500ml de creme de leite fresco
2 favas de baunilha
12 gemas
200g de açúcar
Preparo:
De véspera, despeje o leite e o creme de leite em uma panela. Parta ao meio as favas de baunilha e raspe os grãos sobre a panela. Em seguida, adicione as favas. Leve ao fogo e espere ferver. Retire do fogo e deixe esfriar antes de levar à geladeira. A mistura deve ficar em infusão até o dia seguinte.
No dia seguinte, coloque a panela no fogo, deixe levantar fervura e retire as favas de baunilha. Coloque as gemas e o açúcar em uma tigela. Bata por 3 minutos com a ajuda de um fouet. Despeje em fio o creme com baunilha sobre a mistura de gemas e açúcar, mexendo sem parar.
Passe a preparação para uma panela e deixe cozinhar em fogo médio sem parar de mexer, até que a temperatura atinja 85°C. Verifique o cozimento passando o dedo sobre o dorso da colher de pau: o creme estará pronto quando o dedo deixar um rastro na colher.
Retire a panela do fogo e misture o creme bem devagar por 4 ou 5 minutos até que fique aveludado. Passe para uma peneira fina colocada sobre uma tigelinha. Prepare uma tigela grande de gelo e mergulhe a tigela com o creme dentro dela. Deixe esfriar e mexa de vez em quando. Conserve o creme na geladeira até o dia seguinte, tempo necessário para incorporar o sabor dos ovos ao do fermentos láticos do leite fresco integral.

5 comentários:

  1. Amo baunilha...prinipalmente em favas... se não existisse ia ficar muito triste... tudo melhora na vida com uma pitada de baunilha...seja em fava, em pó, em gotas, em forma de açucar. Sou uma baunilha addicted. Beijocas e adorei o post.

    ResponderExcluir
  2. BOA TARDE..

    TNHO UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS,GOSTARIA DE SABER SE VOCE VENDE A FAVA DE BAUNILHA
    NATURAL OU SE VOCE ME INDICA UM FORNECEDOR QUE EU POSSA COMPRAR DIRETO. EM MAIOR QUANTIDADE.LILIA37-3222360437-98828-6904

    DIVINÓPOLIS MG

    ResponderExcluir
  3. BOA TARDE..

    TNHO UMA LOJA DE PRODUTOS NATURAIS,GOSTARIA DE SABER SE VOCE VENDE A FAVA DE BAUNILHA
    NATURAL OU SE VOCE ME INDICA UM FORNECEDOR QUE EU POSSA COMPRAR DIRETO. EM MAIOR QUANTIDADE.LILIA37-3222360437-98828-6904

    DIVINÓPOLIS MG

    ResponderExcluir