terça-feira, 22 de junho de 2010

Preparo e montagem de bolos

A nossa postagem de hoje irá facilitar o preparo de uma massa de bolo e a montagem em aros para receber a pasta americana.

Estava montando um bolo para encomenda e resolvi fotografar alguns passos para dar como dica aqui no blog. Acontece que um bolo para ser coberto com pasta americana, deverá ficar livre de imperfeições em sua montagem, sendo assim, as dicas que darei servirão para o bolo não grudar no aro após ser retirado do mesmo e ficar perfeito para receber a pasta.

Primeiramente devemos apoiar o aro na tábua no qual o bolo será entregue.



Logo em seguida, colocamos o glacê em um saco de confeitar e sujamos o fundo da tábua com o glacê para evitar com que o bolo escorregue. Esse passo também pode ser feito, utilizando um pouco do recheio do bolo no lugar do glacê.



Colocamos então o disco de massa e molhamos com calda de açúcar.





Agora vai a dica principal: para evitar que o recheio grude no aro, faz-se uma proteção com o glacê em toda lateral do aro conforme conseguimos visualizar na foto abaixo.



Em seguida, basta colocar o recheio, espalhar com uma colher e terminar a montagem conforme as dicas anteriores.





A Fábrica de Bolos trabalha com três camadas de recheio e quatro níveis de massa, não esqueça que o bolo deverá ficar rente ao aro na superfície ao final.

O sucesso no preparo de bolos

• Ao contrário de muitas, as receitas de bolos devem ser seguidas estritamente. Meça todos os ingredientes cuidadosamente com balanças, xícaras, colheres de medida ou uma jarra graduada. Não caia na tentação de acrescentar um pouco mais de nenhum ingrediente, pois isto irá alterar o equilíbrio.
• Assegure-se de ter o tamanho e formato de assadeira para a receita, do contrário a altura, o tempo para assar e a textura do bolo serão afetados.
• Assegure-se de que a assadeira esteja propriamente preparada e revestida para assar a receita escolhida por você.
• Assegure-se de ter todos os ingredientes necessários pedidos na receita, e de que estejam na temperatura certa.
• Os ovos devem ser de tamanho grande, a não ser que a receita peça algo diferente. Os ovos caipiras dão uma cor linda, mas, se forem de tamanho diferente do necessário podem modificar a textura da massa.
• Assegure-se de que a margarina esteja no refrigerador para manter a consistência certa e deixe a manteiga fora para ficar em temperatura ambiente e macia para ser trabalhada.
• Peneire todos os ingredientes secos para aerar a massa e evitar que se formem grumos.
• Ao fazer bolos à mão, bata bem com uma colher de pau até deixar a massa leve e brilhante; raspe o fundo da tigela com uma espátula plástica para misturar bem.
• Se o bolo for feito em um multiprocessador ou batedeira elétrica, tome bastante cuidado para não bater ou processar demais. Isto fará com que a massa desande ou fique mole no meio, ao ser assada. Lembre-se de raspar bem a massa com uma espátula plástica enquanto bate e seguir as instruções do fabricante do aparelho.
• Se os ingredientes tiverem que ser misturados numa massa, use uma espátula plástica com lâmina flexível para ir cortando a massa, revolvendo-a e mexendo a tigela ao mesmo tempo. Não caia na tentação de bater ou usar “mão pesada”, pois assim a massa perderá ar e ficará pesada.
• Nivele a massa na assadeira antes de assar para que o bolo fique plano quando assado.
• Assegure-se de que seu forno esteja na temperatura correta antes de assar o seu bolo.
• Teste o bolo antes do tempo designado já que isto é apenas um guia e teste-o novamente antes de tirá-lo do forno.

O Sucesso ao Assar Bolos

Muitos problemas surgem ao se assar bolos, principalmente pela diversidade dos fornos. Os fatores que afetam os resultados do assar incluem a fonte de calor. Alguns fornos são rápidos, outros lentos e outros possuem ventoinhas. As receitas sempre dão o tempo para assar, mas você de lembrar-se de que estes tempos são simplesmente um guia. Além disso, as direções abaixo subentendem que as receitas e os tamanhos de assadeiras estejam sendo usados conforme o recomendado.

• Assegure-se de que seu forno esteja pré-aquecido com a temperatura recomendada. Do contrário, o crescimento do bolo e o tempo de assar serão afetados.
• Se o bolo parecer assado antes do tempo dado, isto indicará que o forno é rápido; ao contrário, se demorar mais tempo para assar, é lento.
• Um bom teste é preparar uma massa rápida, feita em casa, de 2 ovos numa assadeira rasa de 20cm e assá-la por cerca de 35-40 minutos à temperatura de 160°C. O bolo deverá ficar uniforme e levemente marrom. Se o bolo ficar assado antes do tempo ajuste o botão numa temperatura mais baixa, na próxima vez, ou mais alta para um bolo que demore mais.
• A temperatura da massa do bolo pode causar uma variação no tempo de assar. Se o ambiente estiver frio, a massa estará fria e levará mais tempo para assar; da mesma forma, se estiver calor ficará assado um pouco mais rápido.
• A superfície do bolo deve ficar uniformemente marrom e plana; se o bolo ficar mais assado ou mais crescido de um lado, o calor do forno não está uniforme ou a grade está fora de nível.

Receitas para saborear:

Massa de bolo básica

Ingredientes:
200g de margarina ou manteiga
2 xícaras de açúcar
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
1 colher de sopa rasa de fermento

Preparo:
Na batedeira, bata a margarina com o açúcar, os ovos e a essência de baunilha até formar um creme claro.
Junte a farinha e o leite e bata até ficar homogêneo, porém não é necessário bater por muito tempo.
Acrescente o fermento batendo com a ajuda de uma colher de silicone apenas para misturar
Assar em forno pré-aquecido a 180°C em fôrma untada com margarina e farinha de trigo.

Glacê de gordura hidrogenada (Pré-mármore)

Ingredientes:
500g de açúcar de confeiteiro peneirado
250g de gordura vegetal
2 colheres de sopa de pó de merengue
5 colheres de sopa de água
Essência de baunilha a gosto

Preparo:
Levar todos os ingredientes para bater na batedeira até atingir o ponto de glacê. Não bater muito.

5 comentários:

  1. Aula show... passo a passo....adorei...
    ás vezes em casa nos esquecemos desses pequenos detalhes...
    Comprei um kit com aros de vários tamanhos...
    o problema é que agora estou sme forno rsrsrs
    mas se resolvera em breve

    Beijos teacher...

    ResponderExcluir
  2. Marco Aurélio,
    Que trabalho lindo o seu!
    Sou sua fã.
    Parabéns pelo site e pelo Blog.
    Quando quiser visite o meu também www.mesasaude.com

    ResponderExcluir
  3. amei a dica de passo a passo mas eu gostaria de saber bolo retângular

    ResponderExcluir
  4. parabens! lhe agradeço pelas receitas sao otimas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcos,gostaria de saber pq os bolos que eu faço no aro logo a pois a retirada do aro ele começa a escuregar serra que pode ser a falta da proteção do glace que vc coloca,o ponto do recheio ou pq não poder molhar muito o bolo?

    ResponderExcluir